O Telecentro Nova Ideia, localizado na Vila Céu do Mapia, Pauini, Amazonas, pretende fortalecer e ampliar sua equipe com capacitação para jovens visando formação, produção e assimilação de novos hábitos e meios de cultura através de narrativas digitais, para trazer visibilidade á Comunidade e auxiliar na busca de soluções para os problemas amazônicos, locais e regionais.
Como você poderia descrever a principal temática do seu projeto?
Country:
Cidade
Pauini
Descreva a comunidade amazônica específica com a qual você estará trabalhando
A Vila Céu do Mapiá é uma comunidade intencional assentada na Floresta Amazônica Ocidental, Unidade de Conservação Floresta Nacional do Purus, zona rural de Pauini, Amazonas. Fica longe dos centros urbanos: Rio Branco (AC) está há dois dias e de Boca do Acre (AM) o acesso fluvial leva de 6 a 12 horas de viagem. Inicialmente grupo rural de extrativismo e agricultura, após 31 anos tem população multicultural com 900 moradores. O Telecentro Nova Idéia, parte desta história, com equipe autodidata, trabalho voluntário e doações permite que pessoas que nunca tiveram contato com o mundo digital se familiarizem com a linguagem básica e tecnologias. Hoje a grande parte dos jovens, crianças e setores comunitários utilizam a internet para se comunicar, fazer pesquisas escolares e produzir cultura.
Quem mais fará parte da equipe ajudando a implementar o projeto?
Roberto Javier Santágata (facebook)
Josie Santa Rita Arraes (facebook)
Anaruez Ferreira Morais (facebook Anaruez Morais)
Luis Otavio Guimarães Soares (facebook Luis Soares)
Osvaldo Geronimo Gimenez
Vitor Viana
Quais os tipos de notícias, estórias e outros conteúdos a serem criados?
A Vila Céu do Mapiá sofre com o descaso do poder público, mas é também um campo fértil, onde os saberes dos povos da floresta e abordagens modernas se relacionam em busca de uma vida sustentável. O trabalho de resgate, registro e produção de cultura, objetivos do Telecentro, sempre foi voluntário e por isso mesmo oscilante. O registro e divulgação, em suportes diversos como textos, fotos, vídeos e músicas, de noticias do cotidiano da Vila, estórias de moradores antigos, práticas locais em saúde, educação e florestania, saberes dos povos da floresta em áreas como artesanato, fabricação de canoas, extração de óleos e outros fortalecerá a equipe, trará visibilidade á Comunidade e auxiliará na busca de soluções para os problemas amazônicos, locais e regionais.
Escolha a ferramenta ou mídia primária que o seu projeto vai usar.
Descreva as conexões que a sua organização já estabeleceu ou planeja estabelecer, e que contribuirão para o sucesso do projeto.
À medida que pessoas capacitadas chegam à Vila e se propõe a ajudar, o Telecentro Nova Idéia e a Rádio Jagube vão se aprimorando e ações de inclusão digital acontecem de acordo com as possibilidades. Nesse sentido, várias são as parcerias com pessoas físicas, como a maestrina Elaine de Marco que já promoveu várias oficinas de música, coral, dança e gravação e está disposta a voltar e mais de uma vez moradores cotizaram-se para suprir necessidade de equipamentos. As parcerias institucionais locais, já existentes, envolvem a Associação de Moradores da Vila Céu do Mapiá, Escola Estadual Cruzeiro do Céu, Biblioteca Mário Rogério, Oficina-Escola Jardim da Natureza. Parcerias institucionais externas também acontecem e o Instituto Socio-Ambiental de Viçosa (ISA Viçosa) é o principal contato.
Quantas pessoas você espera que participem do projeto?
Pretende-se envolver a maior quantidade possível de jovens-aprendizes. Para tanto se planeja promover um processo público de seleção com divulgação na escola e na comunidade e certificar a participação no projeto através da Escola Estadual. Espera-se conseguir que pelo menos 6 (seis) aprendizes participem integralmente.
Descreva quais tecnologias, ferramentas e mídia com que você vai se concentrar ao treinar membros da comunidade
De 2006 a 2012 o Telecentro manteve blog na plataforma multiplay com textos, fotos, vídeos e músicas que se perderam quando saiu do ar. Vídeos caseiros estão no Youtube. Em 2010 dois projetos multimídia foram contemplados no programa FUNARTE/Mais Cultura; o do Telecentro, Músicos na Floresta, se propôs a fortalecer e registrar a produção musical do grupo local, promover atividades de criação, ensaio e apresentação musicais, introdução a software de gravação, domínio e manutenção de equipamentos e instrumentos musicais. Ao final produziu CD e DVD com gravações feitas por jovens e colaborou no projeto do grupo de capoeira local com gravação e produção de CD. Também tem gravação e edição musical no Audacity. A ideia é recuperar e organizar os materiais existentes e produzir novos para o blog.
Descreva as instalações onde as oficinas serão conduzidas.
O Telecentro Nova Idéia possui prédio de dois andares de 54 m² com as instalações da Rádio Jagude (transmissor FM), acesso público à internet com 6 espaços para computadores e 2 computadores dell para uso público; mesas e cadeiras do programa Telecentros.BR. Netbook cce win T546110 (gravação de áudio e vídeo), equipamentos para gravação e edição de áudio e vídeo (microfones, gravadores portáteis), mesa gravadora multipista zoom H16, moden Gesac, router com wireless, switch e roteador (modelos ultrapassados), internet velocidade 256 Kbs, Multímetro ET/2082C, Ferro de solda FS 920/220, motor gerador Suzuki 2KVA, 40 módulos fotovoltaicos 12volts-100 W C/U, 6 baterias de 12 volts 18OA C/U, banheiro público. Em sala anexa de 35 m² está a Biblioteca Mário Rogério.
Qual é a sua relação atual com a comunidade com a qual pretende trabalhar? O que torna você ou a sua organização apropriado/a a implementar este projeto?
O Telecentro Nova Idéia é uma iniciativa comunitária que procura respostas para a comunicação da Vila. Em 1998 começa transmissão de rádio FM com transmissor de 4 watts. Em 1999 chega um novo de 25 watts e o contato com Centro de Comunicação, Educação e Informação em Gênero e o projeto Cyberela. Em 2004 chega-se ao Programa Gesac e ao acesso à internet com o ponto de presença 19.809. Em 2011 recebe formação Gesac em software livre, hardware, redes e ensino a distância para 1 monitor e 3 multiplicadores. A Biblioteca Mario Rogério tem espaço para cursos, capacitações e atividades com a Escola local. No cadastro de 2011 chegou-se a 150 usuários, cerca de 25% dos moradores. O atendimento diário varia de 20 a 30 pessoas; em épocas de visitação chegam a ser atendidas 150 pessoas por mês.
Especificamente, quais são os desafios que você prevê ter de enfrentar ao planejar e implementar o seu projeto?
O objetivo do Telecentro é a expansão da inclusão digital, aprimoramento no uso das tecnologias de informação e comunicação e aprimoramento na gestão e ações educativas. A alfabetização digital tem permitido formação, produção e assimilação de novos hábitos e meios de cultura. O próximo passo seria transformar o Telecentro em Ponto de Cultura. O maior desafio é energia estável, limpa e sustentável. Em 1996 a ONG espanhola “Ingenieros sin Fronteras” doou 40 módulos fotovoltaicos, mas as baterias precisam ser periodicamente renovadas e o segundo banco de baterias solicitado é para funcionar 8 horas por dia. Outro desafio é a mobilização dos jovens, que serão incluídos por definitivo depois de processo de seleção e pequeno estágio, além de receberem certificação da Escola Estadual local.
Como vai mensurar e avaliar o impacto de seu projeto especificamente com: seus participantes diretos, a comunidade regional mais ampla e a comunidade digital global?
Com os participantes diretos, o impacto será medido pela permanência dos aprendizes ao longo de todo programa, pela manutenção de produção semanal de conteúdo e pelo envolvimento de mais jovens com a produção das narrativas. Espera-se como resultado indireto que os jovens também melhorem seu desempenho de aprendizagem. Para mensurar o impacto na comunidade regional e digital global pode ser usado o número de acessos e/ou comentários na página e o aumento da visitação que chega à Vila via informação digital.
Caso seu projeto seja selecionado pelo Rising Voices, qual seria o cronograma geral de atividades do projeto em 2014-2015?
Fase 1 – setembro e outubro 2014
Aquisição, transporte e instalação das baterias e equipamentos.
Fase 2 – novembro 2014
Processo de seleção pública dos aprendizes;
Realização de oficina para explicar o projeto com pequeno estágio para saber se os escolhidos vão gostar de realizar as tarefas previstas.
Fase 3 – dezembro 2014 e fevereiro 2015
Realização das Oficinas de Aprendizagem: Filmagem, Fotografia, Gravação, Postagem digital, Produção de texto e Construção de narrativas. Cada tema será abordado em oficinas com dois a três encontros por semana e terá como produto final a criação da página.
Fase 4 – março a agosto de 2015
Realização das Oficinas de Produção e Postagem de conteúdos. Serão realizados encontros semanais para a manutenção da página com postagem dos conteúdos produzidos pelos aprendizes.
Apresente um orçamento detalhado de até US$3.500,00 para custos operacionais.
ITEM QUANTIDADE VALOR EM DOLARES
Bateria comuns 6 1.085,97 U$
Testador cabo de rede 1 9,09 U$
Roteador Wireless linksys WRT 1 135,74 U$
Câmera Digital Canon Power Shot 1 452,48 U$
SX30 IS 14.1 mp 35x zoom
Frete baterias e equipamentos 1 361,99 U$
Oficinas de Aprendizagem 36 encontros 488,68 U$
Oficinas de Produção e Postagem 24 encontros 325,79 U$
Coordenação 226,24 U$
os valores foram calculados para o dolar a R$2,21
Além do financiamento da micro-bolsa, que outro tipo de apoio o Rising Voices poderia oferecer para garantir o sucesso do seu projeto?
O Rising Voices pode incrementar o projeto auxiliando em processos de educação a distância e colocando o Telecentro Nova Ideia e a Rádio Jagube em contato com outras produções em mídia cidadã..
Nome de contato
Roberto Javier Santagata
Organização
Telecentro Nova Ideia