Este projeto visa a expansão artística e cultural de uma comunidade amazônica, situada no município de Vale do Anari (RO -Brasil), cujo nome desperta, na sua origem indígena tupi-guarani (arari), o conceito de Arara-amarela: uma expressão de voo, luz, liberdade, beleza, tropicalismo, cumplicidade e co-criação. Num espaço inter-dinâmico, onde a abertura ao mundo é essencial, propõe-se, através da mídia, fornecer à comunidade a oportunidade de comunicar, partilhar ideias, experiências, e possibilitar o contacto com realidades culturais e artísticas idênticas e diferentes.
Como você poderia descrever a principal temática do seu projeto?
Country:
Cidade
VALE DO ANARI
Descreva a comunidade amazônica específica com a qual você estará trabalhando
Trata-se de uma comunidade amazônica brasileira, de alguma forma estagnada culturalmente e artisticamente, devido a uma focalização limitada à produção agropecuária e pouco voltada para as questões de desenvolvimento social e educativo. Uma vez que a sua prioridade é assegurar-se monetariamente, não existe uma reflexão ou percepção para além dessa necessidade básica. Deste modo, visualizando a negligência e o esquecimento de toda a componente humana – associada ao conhecimento que verdadeiramente nos traz completude – o projeto Arara-amarela traria a luz, força e alternativas para romper com esse padrão de vida rotineiro que faz parte da vida da maioria das pessoas. Há familiaridade com internet, mas sempre num nível básico e direcionado, sobretudo, para chats ou outros programas afins.
Quem mais fará parte da equipe ajudando a implementar o projeto?
Raquel Páscoa da Veiga Frade Santana – Doutorada em Filosofia
www.facebook.com/raquel.frade.1
Marcos de Oliveira Santana Frade – Estudante
www.facebook.com/marcos.santana.3367
Solange Castro Priori – Pedagoga e Diretora da Escola Estadual Darci Ribeiro
www.facebook.com/solange.castropriori
Lucimar Dias – Professora licenciada em Geografia
https://www.facebook.com/lucimar.dias.739
Geny da Silva Rocha – Pedagoga e Presidente do Superintendente Instituto de Previdência
www.facebook.com/geny.rocha
Maria Cirlene dos Santos – Professora de Letras/Literatura
www.facebook.com/mariacirlene.dossantos
Vilma Elena Dellarmelina – Psicóloga (Técnica do CRAS)
www.facebook.com/vdellarmelina
Edson Francisco da Silva – Locutor Rádio Ativa FM 87.9
www.facebook.com/edson.franciscodasilva.1
Quais os tipos de notícias, estórias e outros conteúdos a serem criados?
Este projeto visa a criação de um jornal interativo, onde serão divulgadas notícias relacionadas com arte e cultura. Serão focalizados os aspetos tradicionais, os eventos culturais, referências às reservas naturais extrativistas, produtos típicos, como o cacau, café, queijos e doces artesanais, objetos criados por artesãos locais, como o cipó ou o entalhe em madeira, de modo a fomentar o comércio local e o encontro de pessoas numa rede socializadora de partilha e integração. Pretende-se, assim, criar um entrelaçamento cooperativo de ideias e ações que unifiquem os anarienses num tecido cultural que se assuma de forma única, definida e consciente. Um outro aspeto significativo seria a criação de uma biblioteca e de um mini-anfiteatro onde a comunidade poderá ter acesso à leitura e ao lazer.
Escolha a ferramenta ou mídia primária que o seu projeto vai usar.
Descreva as conexões que a sua organização já estabeleceu ou planeja estabelecer, e que contribuirão para o sucesso do projeto.
As conexões estabelecidas até ao momento são: Universidade Lusófona de Lisboa, Escola Estadual Bartolomeu Lourenço de Gusmão, Escola Municipal Darci Ribeiro, Cras (Centro de Referência e Assistência Social), Radio Ativa FM 87.9. Casa Grande: Programa Euro Ensino, e o contacto com alguns artesãos locais.
Futuramente, pretende-se estabelecer uma conexão com: Coopex (Cooperativa Extrativista) de Vale do Anari, Sindicato Municipal dos servidores, Sindicato Municipal dos agricultores, Projeto Agro-Indústria Jatuarana, Coopflora (tecido vegetal), EPA (ONG ambiental), Núcleo Dom António Possamai (assessoria técnico-jurídica e administrativa a entidades populares), artistas locais e o contacto com algumas instituições que estejam envolvidas em projetos de arte e cultura no Estado da Rondônia.
Quantas pessoas você espera que participem do projeto?
A procura será feita através de vários tipos de divulgação: escrita, radiofônica, contatos diretos, convites, publicidade nos estabelecimentos comerciais e entidades públicas locais.
A motivação que sustentará a participação das pessoas, neste projeto, consiste na inserção delas num programa com dimensões e repercussões internacionais, que lhes dará uma visibilidade (pessoal, artística, econômica) e os impulsionará no sentido de desenvolverem e manifestarem o seu maior potencial.
Pretende-se obter a participação direta de uma média de 50 pessoas, entre as quais, professores, lideres comunitários e outros profissionais de diversas áreas. Indiretamente, pretende-se alcançar o maior número de pessoas, sendo que, atualmente, a população local encontra-se numa estimativa de 9000 habitantes.
Descreva quais tecnologias, ferramentas e mídia com que você vai se concentrar ao treinar membros da comunidade
Inicialmente, haverá uma preocupação com a escrita, retórica e produção artística. Dar-se-á prioridade à organização de oficinas que possibilitem este desenvolvimento e que permitem a partilha de conhecimento. A criação de um jornal ajudar-nos-ia a investir na alfabetização, no espírito crítico, na valorização da cultura e na criatividade. A nossa intenção consiste, ainda, em difundir esta produção local, através do uso de tecnologias, ferramentas e mídia, tais como: fotografia, cinema, internet (sites e blogs ilustrativos de arte e cultura), técnicas de impressão, aparelhos radiofônicos, artigos publicitários, aparelhos de som e luzes na produção de eventos culturais, artefatos e outros utensílios de produção artística.
Descreva as instalações onde as oficinas serão conduzidas.
Neste momento temos um espaço alugado no centro urbano da cidade, com cerca de 60m2, direcionado para o estudo, aprendizagem e cultura. Tem o nome de Espaço Acadêmico Athena. Dispõe de duas salas (recepção e sala de estudo ou oficinas), duas toiletes, uma área verde com cerca de 450m2, uma mesa com capacidade para dez pessoas em rede, um computador portátil (notebook), internet com sistema USB e Wireless com velocidade máxima de 1 Mbps.
Qual é a sua relação atual com a comunidade com a qual pretende trabalhar? O que torna você ou a sua organização apropriado/a a implementar este projeto?
O que me torna ou nos torna apropriada/dos a implementar este projeto consiste na possibilidade de oferecer conhecimento inter-cultural, filosófico, e artístico. Na medida em que sou doutorada em filosofia, mais precisamente na área de estética, consigo despertar nas pessoas a sensibilidade para questões que, muito dificilmente, fazem parte da vida delas, sendo elas, a valorização dos bens culturais, como as artes e sabedoria antigas que, de alguma forma, fazem parte das suas tradições e, sobretudo, a noção de que as suas capacidades intelectuais e artísticas tem valor universal. O contacto com as pessoas, através da escola que implementei, permite-nos, ainda, decifrar as falhas da comunidade e solidificar as principais questões que a limitam.
Especificamente, quais são os desafios que você prevê ter de enfrentar ao planejar e implementar o seu projeto?
O principal desafio a ser enfrentado, ao implementar este projeto, consiste no choque com diferentes formas de pensar. Será difícil levar a comunidade a sair da sua rotina diária e mostrar o verdadeiro valor do espírito crítico e artístico. A comunidade sente falta desta componente e pouco se faz nesse sentido. Por isso, encontramos grande parte da população sem rumo e com falta de objetivos, muitas vezes, desviando-se da virtude e interessada, apenas, em algo que lhe possa proporcionar algum conforto. É, por isso, essencial, a captação da sua atenção, através de meios de comunicação, para uma clareza das suas potencialidades, da vastidão de sentidos e possibilidades, realçadas através da criatividade, do reconhecimento de questões idênticas e do contacto com o diferente.
Como vai mensurar e avaliar o impacto de seu projeto especificamente com: seus participantes diretos, a comunidade regional mais ampla e a comunidade digital global?
É prioritário, a convocação dos participantes diretos numa reunião mensal, onde se possa dialogar, discutir ideias e problemáticas, criar e verificar o desenvolvimento e progresso do projeto. A análise e resultados serão assinalados em relatórios, formulários, notas de campo e diários, que nos permitirão verificar a estrutura inerente e externa da participação, os aspectos quantitativos e qualitativos. Prevê-se, ainda, a criação de blogs, em conformidade com o jornal, onde será escrito e divulgado o trabalho realizado. Será, para isso, necessário a interligação com a comunidade regional mais ampla e com a comunidade digital global através do uso de fotografias, memórias de reuniões, publicações, artigos, relatórios anuais, transcrições de grupos focais, entrevistas entre outros documentos.
Caso seu projeto seja selecionado pelo Rising Voices, qual seria o cronograma geral de atividades do projeto em 2014-2015?
ATIVIDADES Semestre 1 (meses) Semestre 2 (meses)
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
1. Resultado RV x
2. Reuniões x x x x x x x x x x x x
2. Capacitação inicial de equipe x
4. Formação continua da equipe x x x x x x x x x x x x
5. Elaboração e produção de oficinas x x x x x x x x x x x x
6. Elaboração de material de divulgação x x
7. Divulgação das atividades x x x x x x x x x x x
8. Criação do Jornal x
9. Criação do Blog x
10. Criação do Mini-anfiteatro x
Apresente um orçamento detalhado de até US$3.500,00 para custos operacionais.
Quantidade Descrição Preço Unitário Passível de impostos Valor
1 Notebook 797 1 797
1 Fotocopiadora 400 1 400
1 Data show 708 1 708
2 Microfones 133 1 133
1 Amplificador 443 1 443
1 Tela de Projeção 443 1 443
1 HD Externo 221 1 221
1 Teclado 310 1 310
SUBTOTAL: US$3.455,00
ALÍQUOTA DE IMPOSTO: 17,00%
TOTAL: US$3.455,00
Além do financiamento da micro-bolsa, que outro tipo de apoio o Rising Voices poderia oferecer para garantir o sucesso do seu projeto?
Contacto de entidades com as quais nos poderemos associar
Meios de divulgação de personagens artísticos
Livros
Material didático e artístico: tesouras para papel, tesouras para tecido, resmas de papel sulfite A4, caixas de canetas, caixas de lápis preto, caixas de borrachas para lápis, pinceis de quadro branco, bobinas de papel craft, pinceis atômicos, tubos de Cola branca para papel, caixas de tinta guache, caixas de lápis de cor, caixas de giz de cera. Tecidos, rolos de barbante, peças de morim, algodão cru, popeline, peças de tnt, caixas de tintas para tecido acrilex, pinceis para pintura, agulhas para croché, metros de tecido etamine, metros de tecido para vagonite, agulhas para costura manual, novelos de linha para croché, confecções de fitas coloridas, meadas de linha ponto cruz.
Nome de contato
Raquel Páscoa da Veiga Frade Santana