Perguntas Frequentes

Para saber as informações essenciais, leia as orientações. Seguem abaixo respostas para muitas das perguntas que você pode vir a ter. Se ainda tiver dúvidas depois de ler esta página, entre em contato conosco.

MICROBOLSAS EM GERAL

O que é exatamente uma atividade de “extensão em mídia cidadã”?

É um termo que usamos para as atividades que buscam proporcionar apoio direto a comunidades sub-representadas, para que usem mídia cidadã para compartilhar suas próprias narrativas ou assuntos importantes. A ideia é alcançar essas populações, ajudando-lhes a ter oportunidades de treinamento no uso de ferramentas digitais.

Quais deveriam ser as atividades principais do projeto?

Os projetos devem oferecer atividades de treinamento em mídia cidadã junto à população escolhida, por oficinas ou por treinamento individual. O projeto também deve incluir mentoria continuada para acompanhar os participantes.

Quais são as despesas que o Rising Voices pode financiar?

Você pode usar os recursos do financiamento para adquirir equipamentos, como gravadores de áudio digitais e câmeras de vídeo compactas. Os recursos também podem ser usados para bancar o transporte dos participantes ao local do treinamento, ou o lanche durante as atividades. Preferimos que a maior parte do financiamento seja usada para a implementação do projeto.

Quais componentes do projeto não serão financiados?

Nós não financiaremos um cinegrafista para filmar um documentário sobre alguma temática específica. Preferimos que você ensine os moradores a filmar suas próprias narrativas.

Não financiaremos uma viagem internacional de um professor que venha do exterior. Preferimos que você encontre recursos humanos locais para ministrar as oficinas para os moradores.

Você não será remunerado para criar e escrever um blog pessoal. Mesmo que seja permitido um honorário modesto para os coordenadores dos projetos, preferimos que a maior parte dos recursos seja gasta em custos operacionais ou aquisição de equipamentos.

É improvável que paguemos por uma licença de software. Preferimos que você use softwares livres sempre que possível, e direcione esses recursos para outras necessidades.

Por que o Rising Voices criou a plataforma de microbolsa?

Devido ao grande volume de inscrições nos últimos três anos, sentimos que há uma incrível oportunidade de facilitar conexões entre indivíduos e organizações que partilhem dos mesmos objetivos, localizados em áreas geográficas semelhantes, ou trabalhando com temas parecidos. Considerando o sucesso que tivemos ano passado, quando lançamos a plataforma, esperamos oferecer a oportunidade de feedback do público em geral, para ajudar os inscritos a melhorarem suas ideias ou incorporar novos elementos à proposta. Ao mapear as propostas por país, temáticas e ferramentas de mídias digitais, a plataforma ajuda a facilitar trocas e aprendizagem entre pares.

Eu gostaria de colaborar com o projeto de outras pessoas na minha região. Como posso fazer isso?

Incentivamos colaboração e cooperação, especialmente entre indivíduos e organizações que partilhem dos mesmos interesses. Acesse a plataforma de microbolsa do ano passado para ver quem mais está na mesma área geográfica e tem interesses comuns. Muitas propostas têm dados de contato do Twitter ou Facebook. É um bom lugar para começar.

De onde vêm os recursos de financiamento das microbolsas Rising Voices?

Rising Voices é um braço de extensão da Stichting Global Voices, uma organização registrada nos Países Baixos. As microbolsas integram uma parceria a Avina Foundation, Avina Americas, e a Skoll Foundation.

Qual deveria ser a duração do meu projeto?

Acreditamos firmemente que projetos não devem durar para sempre. O projeto deve seguir o tempo que for necessário para que sejam atingidos os principais objetivos delineados. Ainda assim, nós pedimos que os projetos durem no mínimo um ano para que possam dar suporte para resolver qualquer desafio que surja durante a implementação.

Alguns projetos gerenciaram as microbolsas como “capital semente” para a implementação de um projeto piloto, com a ideia de expandir este trabalho. Outros também auxiliaram os participantes do projeto a se tornar, eles próprios, formadores e mentores.

Quando o projeto deve começar?

Pedimos que os projetos comecem antes de 1º de setembro, para permitir que muitos deles comecem no ano de 2014.

Início

PROCESSO DE INSCRIÇÃO

Quem pode se inscrever?

Esta oportunidade de financiamento está aberta para pessoas físicas, grupos, redes e organizações não governamentais (ONGs) que trabalhem, sejam localizados ou originários da região amazônica. De preferência, o projeto deve acontecer em um dos nove países da região. Encorajamos que parcerias sejam formadas entre pessoas físicas e organizações. Por exemplo, se uma ONG não tiver na equipe formadores experientes em mídia cidadã, seria extremamente importante buscar colaboração da comunidade local de blogueiros para encontrar o formador certo, com as habilidades necessárias. Também poderá ser altamente benéfico a candidatos individuais juntar-se com as organizações das comunidades onde pretendem atuar, de modo a fortalecer o impacto do projeto e ter acesso a potenciais participantes para o projeto e estrutura física.

Eu não trabalho para uma organização. Posso me inscrever apesar disso?

Sim. As nossas microbolsas são concedidas a indivíduos, e eles não precisam trabalhar ou ser oficialmente filiados a uma organização. Incentivamos, contudo, que sejam feitas parcerias com grupos já existentes.

Nosso projeto não é registrado como uma organizaçao sem fins lucrativos. Posso me inscrever ainda assim?

Não há exigência de registro jurídico de uma organização, mas exigimos que os projetos selecionados tenham acesso a uma conta bancária de pessoa física ou jurídica, apta a receber transferências bancárias internacionais.

Já enviei uma proposta para outras competições Rising Voices. Posso me inscrever novamente?

Sim, você pode se inscrever novamente. Caso pretenda inscrever uma proposta já enviada, aconselhamos que você busque receber novas contribuições para melhorar suas ideias. Você também pode inscrever uma proposta inteiramente nova a partir de uma nova ideia.

Atualmente trabalho com um grupo para o qual ministrei uma formação. Posso usar a microbolsa para apoiar o prosseguimento desse trabalho?

Preferimos que os candidatos enviem propostas para um novo projeto ou para um projeto que incorpore novos elementos a um projeto existente. Nós não financiamos a manutenção de projetos existentes, nem tampouco a replicação do mesmo projeto em outra comunidade.

Posso baixar as perguntas para completar minha inscrição quando estiver offline?

Sim. Caso deseje baixar as perguntas da inscrição e fazer o upload depois que tiver respondido a elas, favor veja ou baixe este documento de texto (em formato Google Doc). Contudo, todas as inscrições devem ser submetidas online, e nós não aceitamos anexos extras.

Posso adicionar materiais complementares à minha inscrição?

Infelizmente, não podemos aceitar materiais complementares neste primeira fase, tal como documentos de texto ou planilhas, embora seja possível incluir links na sua proposta.

E se eu não quiser que minha proposta seja publicada e visível?

Compreendemos inteiramente que há comunidades nas quais a segurança e a integridade física são uma preocupação, e compartilhar informação demais poderia colocar alguém em perigo. Se este for o caso, por favor não esqueça de marcar a opção que indica que você não deseja que sua proposta seja publicada.

Contudo, se segurança e integridade física não forem a questão, incentivamos que todos  compartilhem suas propostas com espírito aberto, como uma forma de facilitar a criação de novas redes.

Você tem dicas adicionais para um bom projeto?

Seja o mais claro e conciso possível em suas respostas. Peça a um amigo ou colega para revisar sua inscrição antes de enviá-la, para ter certeza de que está de fácil compreensão. É também uma boa ideia salvar os dados de sua proposta no caso de perder a conexão de internet enquanto estiver enviando sua inscrição.  

Início

PROCESSO DE SELEÇÃO

Quem seleciona os vencedores das microbolsas?

Membros da Avina Americas e da Avina Foundation, a comunidade Global Voices (incluindo a equipe Rising Voices), e beneficiados por microbolsas RV de edições anteriores vão integrar as duas rodadas de seleção.

Início

VENCEDORES

Como o dinheiro será distribuído?

Os fundos de financiamento serão distribuídos em duas parcelas, por transferências a uma conta bancária de pessoa física ou jurídica. A primeira parcela é feita após assinatura do contrato de microbolsa. A segunda (e última) parcela será feita com base no sucesso do alcance de marcos especificados no contrato e na apresentação de documentos de prestação de contas.

Quem vai receber o dinheiro?

Se o responsável pelo projeto for uma organização com pessoa jurídica, o dinheiro será transferido para a conta bancária da organização. Se o responsável for uma pessoa física ou um grupo de pessoas físicas, nesse caso o recurso será transferido para o indivíduo que assinar o contrato de microbolsa com o Rising Voices.

Quais serão minhas responsabilidades e demandas como bolsista RV?

Esperamos que os bolsistas sejam ativos na comunidade Rising Voices, com atualizações frequentes do blog do projeto e comunicação regular com a equipe RV a respeito do progresso alcançado. Estamos especialmente interessados no processo de implementação do projeto de mídia cidadã, com o objetivo de que outras pessoas da comunidade RV aprendam com as experiências, desafios e sucessos que você vivencia.

Início